América do Sul insurgente com Atílio Boron, Ana Maria Prestes, Pietro Alarcón, Fabio Luis Barbosa e Natalia Urbán

Nos anos 2000, a América do Sul viveu uma inédita situação de uma maioria de países governados por partidos de centro-esquerda e esquerda. Esses anos foram sucedidos por uma série de golpes e vitórias eleitorais conservadoras ou reacionárias em praticamente toda a região, com a exceção da Venezuela. O reflexo direitista, no entanto, conheceu, com grande apoio popular, derrotas recentes na Argentina, Bolívia, Chile e Peru. A América do Sul voltou a se insurgir contra o neoliberalismo?

 

Ana Prestes Socióloga. Mestre e Doutora em Ciência Política (UFMG).Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros – IEB-USP. Doutoranda em História (UnB). Analista Internacional. Pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

Autora do livro infantojuvenil Mirela e o Dia Internacional da Mulher (Lacre/Anita Garibaldi) e coautora do livro infantojuvenil Minha Valente Avó (Quase Oito). Co-organizadora do livro Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas (Contraponto/Anita Garibaldi).

 

Fabio Luis Barbosa Professor da Unifesp e do PROLAM-USP. Autor de “Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016)”, entre outros livros traduzidos para o inglês, espanhol e francês. Coordena o programa Realidade Latino-Americana, que há sete anos leva estudantes para uma imersão crítica em diferentes países do continente. Com este projeto, organizou os livros “Cuba no século XXI: dilemas da revolução”; “México: desafios do progressismo na fronteira imperial”; “Fronteiras da dependência: Uruguai e Paraguai”. Apresentou a série Caminhos latinos do podcast Pulso Latino. Recentemente, escreveu com Daniel Feldmann o livro “O médico e o monstro. Uma leitura sobre o progressismo e seus opostos”, que será lançado em novembro pela editora Elefante.

 

PIETRO ALARCON Colombiano. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito Constitucional e Relações Internacionais PUC/SP. Membro da AAJ – Associação Americana de Juristas.

Quando

26/09/2021

Convidados

Atílio Boron, Ana Maria Prestes, Pietro Alarcón, Fabio Luis Barbosa e Natalia Urbán