Como chegamos à maior crise do mercado editorial? com Haroldo Ceravolo Sereza, Mariana Bueno, Maria Borin e Lizandra Magon de Almeida

Com a pandemia e a falência das grandes redes de livrarias, como Livraria Cultura, Saraiva, Fnac e etc, o mercado editorial absorveu um calote milionário e hoje vive uma das piores crises do setor das últimas décadas. Como chegamos até aqui? O que poderia ser feito para reverter esse cenário? Quais políticas públicas implantadas nas últimas décadas funcionaram e quais fracassaram?

 

Mariana Bueno Economista Nielsen Book. Formada em economia pela PUC-SP, possui MBA em Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica pela FIPE-USP. É responsável pela pesquisas “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro” e “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”. Participou da pesquisa “How big is global publishing?” publicada pela BookMap. É colaboradora do blog da CERLALC e nos últimos anos vem se dedicando a estudar o desempenho do mercado editorial brasileiro e de outros países e sua relação com políticas públicas.

 

Maria Borin é formada em Ciências Sociais, com especialização em Sociologia do Lazer pela PUC-SP e com MBA na área de publishing pela Casa Educação/Instituto Singularidades. Atua no mundo dos livros desde 2004, com passagens pela Livraria Cultura, pela Editora CosacNaify, Grupo GEN, Casa Educação e Agência Authoria.

Atualmente se dedica o projeto Panaceia Clube de Livros, primeiro clube de assinatura de livros de não-ficção e na área de comunicação da Editora Perspectiva. Recentemente atuou como consultora especializada no projeto da Gato Sem Rabo, livraria independente recém-aberta em São Paulo. Maria também colabora no projeto Casa Suja, organizada pelo Beto da Simples Livraria e outros companheiros. A iniciativa está erguendo uma biblioteca comunitária e uma livraria popular na Vila Ré, zona leste de São Paulo.

 

Haroldo Ceravolo Sereza é jornalista e fundador da editora Alameda. Entre 2011 e 2014, presidiu a Libre – Liga Brasileira de Editoras. É doutorado em letras e professor convidado do programa de pós-graduação em literatura da Ufscar, Universidade Federal de São Carlos. Tem escrito com bastante regularidade sobre a economia do livro.

Quando

26/09/2021

Convidados

Haroldo Ceravolo Sereza, Maria Borin, Mariana Bueno

Mediação: Lizandra Magon