Como o imperialismo e a cruzada anticomunista moldaram nosso mundo

O fantasma do comunismo voltou a rondar o planeta, como propaganda de um novo avanço imperialista. Ele está presente na cruzada contra as democracias latino-americanas e na Guerra da Ucrânia, lembrado de diferentes formas e por diferentes meios para justificar intervenções armadas, expansão da Otan ou outros mecanismos de reforço do imperialismo. Vai funcionar? Até quando? Quais os limites do imperialismo e do discurso anticomunista?

Quando:

23/06/2022 | 16:30 - 18:00

Convidados:

José Reinaldo Carvalho
Jornalista. Foi editor da revista marxista Princípios, do jornal A Classe Operária, órgão do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil e do Portal Vermelho. Foi vice-presidente nacional do PCdoB entre 2001 e 2012 e editor internacional do Brasil 247.

Vincent Bevins
Jornalista e escritor americano. De 2011 a 2016, trabalhou como correspondente estrangeiro baseado no Brasil para o Los Angeles Times, depois de trabalhar anteriormente em Londres para o Financial Times

Juliane Furno
Mestre e doutora em desenvolvimento econômico na unicamp; militante do Levante Popular da Juventude e Economista-chefe do IREE.

Pedro Marin (mediação)
Editor-chefe e fundador da Revista Opera. Foi correspondente na Venezuela pela mesma publicação, e articulista e correspondente internacional no Brasil pelo site Global Independent Analytics. É autor de “Golpe é Guerra – Teses para enterrar 2016” e co-autor de “Carta no Coturno – A volta do Partido Fardado no Brasil.