Ecologia sem luta de classes é jardinagem

A destruição do meio ambiente é parte do avanço do capitalismo, que mistura a exploração econômica direta das áreas devastadas com a especulação imobiliária. Desta forma, como a luta de classes e a luta por um meio ambiente mais saudável se articulam? A ideia desta mesa é pensar alternativas que permitam pensar juntas a redução das desigualdades, a eliminação da pobreza e a preservação ambiental.

Quando:

22/06/2022 | 16:30 - 18:00

Convidados:

Victor Marques
Professor da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e escritor para Jacobin.

Murilo Van Der Laan
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2010), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. É também integrante do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses e do conselho editorial do selo Mundo do Trabalho, da editora Boitempo, ambos sob a coordenação do prof. Ricardo Antunes. Entre 2015 e 2019 integrou o comitê editorial do periódico Cadernos Cemarx.

Sonia Guajajara
Líder indígena brasileira e política filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). É formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural. Em 2022 foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Atualmente, a liderança indígena é Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Luma Ribeiro Prado (mediação)
Mestra (2019) em História Social pela Universidade de São Paulo. Bacharela (2013) e licenciada (2014) em História pela mesma instituição. Investiga história colonial da Amazônia, seus interesses tangenciam os campos da história indígena, ensino de história, história do trabalho, história social da justiça e do direito. Dedica-se também à produção e à apreciação de material didático, com especial atenção à observância da Lei 11.645/08, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.