Raça, classe e gênero: o front antifascista

Raça, classe ou gênero? Ou seria melhor falar em raça, classe e gênero? Como unificar lutas que afligem o povo brasileiro sem subordinar uma à outra, ou, como já foi tentado no passado, priorizar uma em detrimento de outras?

Quando:

21/06/2022 | 11:00 - 12:30

Convidados:

Tamires Sampaio
Advogada, mestra em Direito Politico e Econômico e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Secretária Adjunta de Segurança Pública de Diadema. Diretora do Instituto Lula. Coordenadora da juventude da CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras) de São Paulo). Secretária de Assuntos Institucionais do PT São Paulo.Advogada, mestra em Direito Politico e Econômico e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Secretária Adjunta de Segurança Pública de Diadema. Diretora do Instituto Lula. Coordenadora da juventude da CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras) de São Paulo). Secretária de Assuntos Institucionais do PT São Paulo.

Carlos Montaño
Doutor em Serviço Social e Professor Titular e Pesquisador (UFRJ). Autor dos livros: “Microempresa na era da globalização” (Cortez, 1997); “Terceiro Setor e Questão Social” (Cortez, 2002 e 2005); “Estado, Classe e Movimento Social” (em co-autoria, Cortez, 2010) e “Identidade e Classe Social” (Anita Garibaldi, 2021).

Letícia Parks
Professora e fundadora do grupo de negras e negros anticapitalistas Quilombo Vermelho.

Deivison Faustino
Doutor em Sociologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – UNIFESP e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude. É autor dos livros Frantz Fanon, um revolucionário, particularmente negro (2018), Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade (2022) e Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana (2022).

Edson França (mediação)
Formado em História, ativista do movimento negro brasileiro e vice-presidente nacional da União dos Negros pela Igualdade – UNEGRO. Compôs o Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial. Atualmente, é membro do Comitê Central do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), da Operativa Nacional da Frente Brasil Popular. Organizador do livro “Um Olhar Negro Sobre o Brasil”