Resgatando a democracia na América Latina

A democracia foi a duras penas reconstruída na América Latina, após as ditaduras implementas sob o apoio dos Estados Unidos a partir dos anos 1950, mas sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. O fim da Guerra Fria abriu espaço para a valorização da ideia de que o poder emana do povo e por ele deve ser exercido, como afirma a Constituição brasileira. No entando, nos anos 2010, a democracia na região foi duramente abalada em diferentes países, inclusive no Brasil. Como reverter esse quadro e resgatar os valores de igualdade e liberdade?

Quando:

20/06/2022 | 19:00 - 21:00

Convidados:

Alvaro Garcia Linera
Vice-presidente da Bolívia de 2006 a 2019, eleito na chapa do ex-presidente Evo Morales. Matemático, sociólogo, estudioso dos movimentos sociais e da “esquerda indígena” boliviana e professor titular de sociologia e ciências políticas da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz.

Dilma Rousseff
Economista com mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Entre 1986 e 1988, foi secretária da Fazenda de Porto Alegre. Em 1991, presidiu a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Escolhida a economista do ano pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (2005). Esteve à frente do Ministério de Minas e Energia entre 2003 e 2005, pela ótica técnica e não política. Assumiu a Casa Civil em junho de 2005. Primeira mulher a ser eleita para o mais alto cargo, o de chefe de Estado e chefe de governo, em toda a história do Brasil. Em 26 de outubro de 2014 foi reeleita, novamente no segundo turno das eleições.

Guilherme Boulos
Professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, político e escritor brasileiro. Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade, Boulos é membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sendo reconhecido como uma das principais lideranças da esquerda no Brasil.

Manuela D’Ávila
Jornalista e política brasileira. Filiada ao Partido Comunista do Brasil, foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015, deputada estadual de 2015 a 2019 e candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018

Ivana Jinkings (mediação)
Fundadora e dirigente a editora Boitempo, de São Paulo, e a revista Margem Esquerda. Filha de Maria Isa Tavares e Raimundo Jinkings, intelectual e dirigente comunista que criou a primeira Boitempo, em Belém, nos anos 1960, coordenou, com Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, a Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e Caribe, obra vencedora do prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas e o Melhor Livro de Não-Ficção em 2007.