Literatura, rap e política: o microfone como arma

Desde os anos 1980, o rap tem sido um dos instrumentos mais fortes de manifestação política das periferias. As rimas fortes, em todos os sentidos, se propuseram a ser armas na luta contra a desigualdade social. Desde então, qual efetiva tem sido a caneta e o microfone dos cantores e público do rap?

Quando:

20/06/2022 | 16:30 - 18:00

Convidados:

Don L
Gabriel Linhares da Rocha, mais conhecido pelo nome artístico Don L, é um rapper e compositor brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes do rap nacional na atualidade.

Preta Ferreira
Janice Ferreira da Silva, mais conhecida como Preta Ferreira, é uma defensora dos direitos humanos, ativista por moradia, multiartista e escritora brasileira. Foi presa em 2019, por mais de 100 dias, por ser atuante no Movimento Sem Teto do Centro e na Frente de Luta por Moradia da cidade de São Paulo.

Mariana Felix
Ministra a Oficina Cicatrizes e formadora do Slam Interescolar, que é o maior movimento de literatura nas escolas hoje em São Paulo. Publicou três livros de forma independente: Mania (2016), Vício (2017) e Abstinência (2019). Faz parte do Coletivo Audiovisual Prosa Poética, dos Espetáculos Samba Poética e Filhos do Orun.

Emerson Alcalde(Mediação)
Ator, poeta, produtor, gestor. Mestre de cerimônias do Slam da Guilhermina e do SÓFÁLÁ no Red Bull Station. Autor dos Livros (A) MASSA e O VENDEDOR DE TRAVESSEIROS. Se apresentou na FLIP, FLUPP, Bienal do Livro SP, Virada Cultural e em eventos internacionais na Venezuela, Argentina, Canadá, Trinidad e Tobago e França. Vice-Campeão do Mundo de Slam em 2014