A questão das Forças Armadas na democracia com Perpetua Almeida, José Genoino, Aldo Rebelo e Fábio Pannunzio

Uma das principais críticas ao texto constitucional em 1988 apontava a permanência da tutela militar sobre a sociedade civil. A prática política dos anos 1990 e 2000 fez parecer, no entanto, que o fantasma do autoritarismo fardado havia desaparecido. Mas a crescente participação de militares e policiais na vida política e a eleição de Bolsonaro, com apoio explícito dos quartéis em 2018, recolocou o problema: as Forças Armadas brasileiras são, necessariamente, antidemocráticas? Como mudar este quadro?

 

ldo Rebelo Jornalista, presidiu a Câmara dos Deputados e foi ministro nas pastas: Coordenação Política e Relações Institucionais; Esporte; Ciência, Tecnologia e Inovação, e Defesa.

 

Fábio Pannunzio é jornalista há 40 anos. Graduado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, foi repórter e apresentador em praticamente todas as grandes redes de televisão brasileiras, tendo permanecido por 12 anos na Rede Globo e 25 na Rede Bandeirantes, onde ancorou os principais telejornais. Pannunzio também é autor do romance-reportagem ‘A Última Trincheira’. Ele foi agraciado duas vezes com o honroso Prêmio Esso na categoria Telejornalismo e mereceu uma menção honrosa. Também foi premiado com o Troféu Iris América, da Academia Espanhola de Televisão. Atualmente, é o editor-chefe da TV Democracia, um dos mais respeitados canais jornalísticos do Yuotube, com quase cem mil seguidores.

Quando

03/10/2021

Convidados

Perpétua Almeida, José Genoino, Aldo Rebelo

Mediação: Fábio Pannunzio