O mundo paralelo e a guerra cultural (e virtual) da extrema direita com Rubens Casara, Sérgio Amadeu, Fábio Palácio, Ismail Xavier e Cynara Menezes

As novas tecnologias que engajam imensa massa e criam bolhas informacionais. A ação política desses ativistas ligados a grupos de direita que, sob a lógica da pós-verdade, criam um ambiente anticientífico, incivilizado e violento, incidindo nos rumos do Brasil e de vários países no mundo.

 

Rubens R R Casara Juiz de direito do TJRJ, Doutor em Direito, com pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Paris X. Membro da Associação Juízes para a Democracia e do Corpo Freudiano.

 

Sergio Amadeu, professor associado da Universidade Federal do ABC, doutor em Ciência Política, Pesquisador produtividade do CNPq. Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil e foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Autor de diversos livros entre e,les: Democracia e os Códigos Invisíveis.

 

Fábio Palácio de Azevedo Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio doutoral na University of Reading (UK). Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Editor da revista Princípios. Colaborador do caderno Ilustríssima.

 

Ismail Xavier é pesquisador formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, fez mestrado e doutorado em teoria literária na FFLCH-USP e é PHD em Cinema Studies pela Universidade de Nova York. Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP desde 1971, Ismail é autor de diversos livros como Sétima Arte: Um Culto Moderno publicado pelas Edições Sesc em 2017.

Quando

02/10/2021

Convidados

Rubens Casará, Sérgio Amadeu, Fábio Palácio, Ismail Xavier

Medição: Cynara Menezes