EUA X China: uma nova Guerra Fria? com Melissa Cambuhy, Elias Jabbour, João Carvalho e Gabriel Landi

A grande incógnita que desafia hoje a imaginação dos analistas é entender que relação se estabelecerá entre China e Estados Unidos no mundo atual. A ascensão da China como potência econômica global – além de uma força motriz e um parceiro comercial e financeiro indispensável para todos os países do mundo – é incontestável. Impossível resistir à constatação de que a República Popular enfrenta os desafios da globalização e, no discurso de abertura do XIX Congresso do Partido Comunista da China, o presidente Xi Jinping discorreu a respeito do que seria o socialismo com características chinesas (Partido-Estado-Mercado). As relações entre as duas maiores economias do mundo, que se deterioraram desde 2018, representam de fato a ameaça de uma nova guerra fria?

 

Melissa Cambuhy Melissa Cambuhy é professora e pesquisadora, graduada em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie – 2017), com habilitação especial em Direito e Desenvolvimento, Mestra em Direito Político e Econômico (Mackenzie – 2019), e doutoranda em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), pesquisa as mediações entre Economia, Estado e Direito, com foco no processo de desenvolvimento nacional chinês. É colaboradora do Núcleo de Estudos Brasil-China (FGV-Rio), pesquisadora do Instituto Ásia (UFPE), do grupo de pesquisa Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico (UFSC).

 

Elias Jabbour Doutor e Mestre em Geografia Humana pela FFLCH-USP, atualmente é professor na área de Teoria e Política do Planejamento Econômico na Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) na mesma universidade. É autor de diversos livros e artigos acadêmicos e de opinião sobre o desenvolvimento recente da República Popular da China. Ainda neste mês de outubro estará lançando, em conjunto com Alberto Gabriele, o livro “China: o socialismo do século XXI” pela Boitempo Editorial.

 

João Carvalho é formado em História e Letras Clássicas. Mestre em História Social e Doutorando em História Social da Cultura. Co-fundador do podcast Revolushow é educador popular e militante comunista.

Quando

02/10/2021

Convidados

Melissa Cambuhy, Elias Jabbour, João Carvalho

Mediação: Gabriel Landi