O Salão do Livro Político vem recebendo em torno de 4 mil visitantes por edição, entre estudantes, professores universitários e militantes de movimentos sociais e partidos políticos de vários estados. As atividades da abertura têm lotado o Tuca. No V Salão, em 2019, cerca de mil pessoas compareceram para a mesa que discutiu a encruzilhada do governo Bolsonaro, homenageou Paulo Freire e teve uma carta de Lula, exclusiva para o público do Salão, lida pelo ator Sérgio Mamberti. Da mesa, participaram a reitora da PUC-SP Maria Amalia Andery, Celso Amorim, Erica Malunguinho, Fernando Haddad e Flávio Dino. Em 2017, a conferência Estado de exceção, com a ex-presidente Dilma Rousseff, já havia lotado o teatro da PUC.
Além de mesas sobre temas mais inquietantes, o Salão promove cursos (sobre marxismo e, em 2019, sobre o pensamento de Paulo Freire), além de atividades culturais (filmes, peças, música).
O evento é acompanhado por mais alguns milhares de visitantes nas páginas no Facebook do Salão, TV PUC-SP e Fundação Perseu Abramo, que transmitem ao vivo ou publicam os vídeos das mesas e conferências na sequência de cada atividade.
Entre os convidados das várias edições do Salão, estão o catedrático português Boaventura Souza Santos, o cientista político alemão Michael Heinrich, biógrafo de Karl Marx, o escritor cubano Leonardo Padura, além de intelectuais brasileiros como Roberto Schwarz, Sueli Rolnik, Gilberto Maringoni, Guilherme Wisnik, Leda Paulani, Luiz Eduardo Soares, Flávia Birolli, João Quartim de Moraes, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ladislau Dowbor, Ricardo Antunes, Valério Arcary, Isabel Loureiro, Eduardo Fagnani, Sabrina Fernandes, Reginaldo Nasser, Maria Lucia Barroco, João Sicsú e a reitora Maria Amália Andery, da PUC, entre muitos outros de igual envergadura. Também participaram da programação a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-ministro José Genoíno, o governador do Maranhão Flávio Dino, a ex-deputada Manuela D’ávila, o ex-ministro José Dirceu e a deputada Érica Malunguinho. Vários jornalistas progressistas também estão entre os convidados, entre os quais Breno Altman (Ópera Mundi), Antonio Martins (Outras Palavras), Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
Na feira de livros, centenas de títulos de cerca de 35 editoras independentes são comercializados com descontos.
Veja alguns debates:
2019
2019
2019
2019