Organizado por editoras independentes e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), o evento acontece este ano (2019) entre 27 a 30 de maio no Tucarena. Expectativa é atrair mais de 3,5 mil visitantes, público alcançado em 2017 e 2018
O Salão do Livro Político já entrou para o calendário anual de São Paulo, ocupando um espaço de discussão de crucial importância. Com o objetivo de dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar a demanda, o Salão promove debates de alto nível e com os autores mais consagrados sobre a conjuntura política nacional e o mercado editorial, além de uma feira de livros e uma diversificada programação cultural voltada às questões sociais mais candentes.
O evento busca, assim, estimular a leitura e as vendas de livros políticos, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total de obras publicadas no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (sociologia, filosofia e economia). Além disso, procura fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.
Confira a programação de 2019 na home.