Carregando Eventos
  • Este event já passou.
05 jun 2017

Homenagens à revista Caros Amigos e Antonio Candido

Primeira atividade desta edição do Salão do Livro Político será dedicada à memória do crítico Antonio Candido. Também será homenageada a revista Caros Amigos, que está completando 20 anos.

05 junho 2017 Export to Calendar

Tucarena

Rua Monte Alegre, 1024
São Paulo, São Paulo 05014-001 Brasil

Export the Map

Schedule

junho 5 @ 19:00 - junho 8 @ 19:30

Organizador

Salão do Livro Político
Email: salaodolivropolitico@gmail.com

O Salão do Livro Político, organizado por um grupo de editoras independentes, chega à sua terceira edição. Como nos anos anteriores, uma programação extensa perpassa os temas sociais e políticos mais candentes da atualidade. Da gravidade da atual crise política brasileira aos ciclos de poder na América Latina. Da resistência indígena à revolução em curso das mulheres e à questão dos refugiados. Da pertinência de falar sobre Marx e o marxismo hoje à discussão dos 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil. Da proposta de privatização de bibliotecas às perspectivas do mercado editorial. Tudo intercalado com uma diversificada programação cultural.

Entre os convidados já confirmados estão: Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Boaventura de Souza Santos, Maria Rita Kehl, Roberto Schwarz, Amelinha Telles, Eleonora Menicucci, Pedro Serrano, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Pedro Fassoni, Rafael Valim, Reginaldo Nasser, Tércio Redondo, Antonio Rago Filho, Lidiane Soares Rodrigues, João Quartim de Moraes, José Arthur Giannotti e Osvaldo Coggiola. Veja todos os convidados aqui.

Divulgação
O objetivo do evento é dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar vendas e leitura desses livros, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total dos publicados no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (sociologia, filosofia e economia). A ideia é ainda fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.

III Salão
Esta terceira edição do Salão vai envolver cerca de 30 editoras, oito mais do que em 2015, e deve atrair cerca de 2,4 mil mais visitantes, 20% mais do que na última edição. Os livros serão oferecidos com descontos de 20% a 50%.

Além das editoras, incluindo algumas universitárias, como a  Educ, que integra a organização, participam do evento fundações e institutos de partidos políticos e as revistas Carta Capital, Critica Marxista, Margem Esquerda, Princípios e Marxismo Vivo.

Este evento foi organizado por:

Categories
Tags