Vem aí: V Curso Livre Marx-Engels em São Paulo

Em comemoração aos 150 anos d’O capital, a Boitempo realiza em São Paulo, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a quinta edição do Curso Livre Marx-Engels, dessa vez dedicada à obra máxima do filósofo alemão, nos dias 6, 7, 8 e 14 de junho. A iniciativa dá continuidade a uma tradição de cursos livres organizados pela Boitempo desde 2008, ano da primeira edição de seu prestigiado Curso Livre Marx-Engels, também em parceria com a PUC-SP.

Organizado pelo professor Marcelo Carcanholo, o curso – que também marca o lançamento do augardado Livro III de O capital, de Marx, e do livro Nós que amávamos tanto O capital: leituras de Marx no Brasil, escrito por Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti, Emir Sader e João Quartim de Moraes –  será composto por quatro aulas gratuitas, com inscrição prévia (mais informações abaixo), apresentadas por alguns dos maiores marxistas brasileiros. Eleutério Prado discutirá a “Estrutura da obra e método”, ressaltando os diversos significados da crítica da economia política, a sociedade regida pelo capital como objeto desde o início d o livro e a articulação dialética dos subtítulos dos três volumes de O capital. Na aula “Teoria do valor”, Leda Paulani abordará a forma mediada (pelo valor) como as relações sociais se efetivam no capitalismo e o s três níveis de abstração com que Marx apresenta a teoria do valor (valor, preço de produção e preço de mercado). Carcanholo apresentará a aula “Capital e fetichismo” tratando do caráter histórico do e no capitalismo, e as diferentes formas de inserção social dentro do mesmo, que constituem as distintas classes sociais. Para concluir o curso, na aula “Leis tendenciais” Jorge Grespan discutirá o caráter tendencial de todas as leis gerais de funcionamento do capitalismo, a partir da lei do valor. Do capital como valor que se valoriza (produção de mais-valor) à substantivação das formas do capital (capital de comércio, capital a juros, capital fictício).

As aulas dos dias 6, 7 e 8 de junho ocuparão o Tucarena e integram os dias do III Salão do Livro Político, cuja programação se estenderá até o dia 14 de junho, com a aula final que acontecerá no auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239). Os dois auditórios estão localizados na PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 e 1024, Perdizes, São Paulo/SP).

Pré-inscrição

Os interessados em participar do V Curso Livre Marx-Engels: O capital deverão realizar a pré-inscrição, que começa no dia 26 de maio e vai até o dia 1º de junho. As vagas são limitadas e estão sujeitas à capacidade de lotação dos auditórios.

Interessados devem enviar um e-mail para cursomarxengels@gmail.com com nome completo, formação e telefone. E-mails enviados sem as informações completas não serão aceitos. Cada interessado poderá realizar apenas uma (1) pré-inscrição pessoal e intransferível.

Os pré-inscritos receberão confirmação por e-mail e deverão comparecer ao local do curso até meia hora (30 minutos) antes do horário de início de cada aula para garantir sua vaga. Após esse prazo, a entrada será liberada para o público geral, por ordem de chegada.

Confira a página do evento no Facebook!

Confira abaixo a programação completa:

Estrutura da obra e método
Aula com Eleutério Prado
6/6 | terça-feira | das 14h às 17h
Tucarena| PUC-SP |Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Teoria do valor
Aula com Leda Paulani
7/6 | quarta-feira | das 14h às 17h
Tucarena| PUC-SP |Rua Monte Alegre,1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Capital e fetichismo: historicidade, classes sociais e luta de classes
Aula com Marcelo Carcanholo
8/6 | quinta-feira | das 14h às 17h
Tucarena| PUC-SP |Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Leis tendenciais: capital, acumulação e crise
Aula com Jorge Grespan
14/6 | quarta-feira | das 19h30 às 22h30
Auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239) | PUC-SP |Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.

Organização: Boitempo, III Salão do Livro Político e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Apoio: APROPUC (Associação dos Professores da PUC-SP), CENEDIC (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – FFLCH/USP), Revista Margem Esquerda, NEHTIPO (Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP), NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais da PUC-SP), NEPEVDH (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Violência, Ética e Direitos Humanos) e LeMarx (Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas).