Pensar a revolução ou em revoluções torna-se cada vez mais inevitável, em meio a uma profunda e prolongada crise estrutural do capitalismo, provocada por fatores que Karl Marx descrevia já século 19. Momento oportuno, portanto, para conhecer e avaliar o pensamento dos principais teóricos que ao longo dos anos influenciaram pensadores e ativistas ao redor do mundo. Contribuindo para disseminar suas ideias, o Salão oferece este ano o curso A teoria da Revolução. Além de Marx, Lenin e Rosa Luxemburgo, o curso aborda as concepções de Mikhail Bakunin, um dos anarquistas mais proeminentes da história.

 

As aulas serão ministradas por Mauro Iasi, professor da UERJ (Marx); Augusto Buonicore, historiador e presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois (Lenin); Acácio Augusto, professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Unifesp (Bakunin); Isabel Loureiro, professora aposentada da Unesp e colaboradora da Unicamp.

18 a 21 de junho

14h00 e 16h30

Tucarena

Confira a programação também no site.

Inscrições: cursoteoriadarevolucao@gmail.com

  • Os interessados devem enviar e-mail com nome completo, formação e telefone. E-mails enviados sem as informações completas não serão aceitos. Cada interessado poderá realizar apenas uma (1) pré-inscrição pessoal e intransferível.
  • Os pré-inscritos receberão confirmação por e-mail e deverão comparecer ao local do curso até meia hora (30 minutos) antes do horário de início de cada aula para garantir sua vaga. Após esse prazo, a entrada será liberada para o público geral, por ordem de chegada.